Dra . Juliana Ferreira de Lima

A mastalgia, mais conhecida como dor no seio, é um sintoma muito comum apresentado pelas mulheres na consulta com o Médico Mastologista.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, 70% das mulheres podem apresentar dor no seio. Pode surgir em qualquer fase da vida de uma mulher, desde a infância até a melhor idade.

Geralmente, acontece devido a alterações hormonais e não traz grande preocupação. No entanto, a dor no seio pode ser sinal de algo mais grave e seu especialista deve ser procurado.

dor no seio

Dor no seio e alterações hormonais

Ter dor no seio não é normal, mas é muito comum. Ela acontece, na grande maioria, por alterações relacionadas aos níveis hormonais.

A dor no seio oriunda do ciclo menstrual, conhecidas como mastalgia cíclica, podem trazer desconforto às mulheres e serem desencadeadas por alterações dos hormônios nos ductos mamários. Essa dor costuma surgir uma semana antes da menstruação e pode durar até o seu início.

É comum, nesse período, as mamas ficarem mais sensíveis e doloridas. Isso pode ocorrer pelo aumento dos níveis de estrogênio e progesterona, sendo uma alteração benigna.

Médico especialista em Dor no Seio

O Médico especialista em dor no seio é o Mastologista.

dor no seio

A Dra. Juliana Ferreira de Lima é Médica Mastologista especialista em dor no seio em São Paulo. Realizou sua Residência Médica no Hospital Pérola Byington (Hospital referência na Saúde das Mamas do Brasil), onde atuou como preceptora da residência médica da especialidade de Mastologia.

Dra. Juliana Ferreira de Lima é Médica com Título de Especialista em Mastologia (TEMA) e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, além de compor o Núcleo Jovem da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional São Paulo, o que lhe confere uma extensa experiência, conhecimento e a condição de sempre estar atualizada sobre o assunto. Além disso, é professora da Faculdade de Medicina da UNINOVE (disciplina de Mastologia), Médica Mastologista na Casa da Mulher em Osasco/SP e possui pós graduação em Ultrassonografia Mamária pela UNICAMP.

Veja depoimentos reais de pacientes que já consultaram com a Dra. Juliana

Quando se procura por um Médico Mastologista especialista em Dor no Seio avalia-se quais são as opiniões de outros pacientes que já passaram por consulta.

O site Google é excelente para você ver avaliações sobre qualquer Médico.

A Dra. Juliana Ferreira de Lima é a Médica Mastologista em São Paulo considerada Excelente pelos pacientes, apresentando avaliações com nota máxima de 5 estrelas.

Você pode ver mais depoimentos reais de pacientes que consultaram com a Dra. Juliana. Para isso, basta procurar por “Mastologista Dra. Juliana de Lima” no site Google e clicar na aba avaliações.

Não estou no período menstrual e sinto dor: o que pode ser?

A mastalgia acíclica, ou seja, dor no seio fora do período menstrual também pode acometer muitas mulheres. As principais causas nessa fase são alterações inflamatórias ou vasculares.

É mais frequente em mulheres no climatério, ou seja, próximas da menopausa ou até mesmo depois da menopausa. Pode ser decorrente de inflamações nas mamas, conhecidas como mastites, traumas, uso de alguns medicamentos, cistos mamários de grande volume ou até mamas muito volumosas.

Dor no seio e outras causas

Conhecida como dor extra mamária pode também acometer as mulheres. É oriunda de dor em regiões próximas das mamas, fazendo com que ela pareça estar localizada nos seios. Esse tipo de dor deve ser devidamente avaliado, pois pode estar relacionado a problemas musculares, traumas e até mesmo doenças cardiovasculares.

dor no seio

Dor no Seio tem tratamento?

Seja como for, toda dor no seio deve ser avaliada pelo especialista, que após tranquilizar a paciente, pode ajudar no tratamento dessa dor. A Dra Juliana Lima, é especialista em Mastologia e pode te auxiliar. Basicamente, existem medicamentos e mudanças de hábitos de vida que podem ajudar a reduzir a dor no seio, entre eles:

  • Realizar atividade física regularmente;
  • Utilizar sutiã ou top com melhor sustentação (os modelos para esportes);
  • Melhorar a alimentação, diminuindo uso de café, refrigerante e chocolate (alimentos ricos em xantina);
  • Manter o peso adequado;
  • Uso de medicamentos analgésicos.

Caso a dor persista, mesmo após medicamentos e mudanças de hábitos de vida, toda mulher deve procurar o Médico Mastologista, sendo ele o profissional mais capacitado para o diagnóstico e tratamento adequado.

Leia também:

Fontes:

https://www.sbmastologia.com.br/o-que-e-mastalgia/

https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/394-dor-mamaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *